Os cuidados para decorar o quarto grande ou pequeno, decorar o local onde se recarrega as energias normalmente é um desafio. E o segredo é seguir algumas dicas básicas, que podem evitar problemas futuros. Comece na distribuição do mobiliário, o tamanho da cama em relação aos demais móveis é que ira balizar o quanto de espaço ainda resta para um pufe no pé da cama, uma poltrona, ou uma cômoda, que, aliás, esta última está super em alta, e usá-la no lugar de um dos criados-mudo, além de útil, dará um ar menos comum ao layout.
O próximo passo é dar volumetria a composição, item importante quando tratar-se de um espaço pequeno, e se você for adepta ao uso de espelhos, facilmente corrigirá a sensação de falta de amplitude com um espelho vertical, de preferência desde o chão. Ajuda também na volumetria a combinação de estampas, o que os profissionais da decoração chamam de “coordenados”. Florais, listados, xadrezes, lisos, todos combinam desde que tenham como ponto de partida a repetição de suas cores. Lembre-se, cores escuras tendem a diminuir os espaços e cores claras, por serem mais reflexivas, dão sensação de amplidão.
Esta dica aplica-se inclusive para as paredes. Concentre-se em dar continuidade às cores escolhidas para os coordenados, dando união à composição. Vale abusar no papel de parede, no tecido como revestimento de paredes, e não pense que as estampas são válidas apenas para as colchas, pelo contrário! Se bem equilibrada a escolha da padronagem dos tecidos, uma parede floral ficará lindíssima. Outra opção de revestimento de parede é uma manta de fibra de vidro, encontrada no mercado em diversas tramas, que pode ser aplicada diretamente em uma parede crua para posteriormente receber pintura.
Estas opções além de aquecerem, darão um toque sofisticado ao seu quarto. Mas lembre-se, a dica é ainda não misturá-las, a não ser que você tenha um acompanhamento profissional, e para não cometer erros de exageros, opte pelo uso de uma ou outra.
Piso de madeira, laminado, ou carpete? Qual é o mais adequado? Na verdade, para este não existe uma regra, mas se você for alérgica, obviamente o carpete não seria nada recomendado, mesmo aquele com tratamento anti-ácaro. Neste caso, a escolha de um piso que dispense o uso de aspirador de pó seria a mais correta opção. Já a escolha pelo piso frio como a cerâmica ou mármore, não seria recomendável, a não ser que se trate de uma casa na praia, por exemplo.
A partir deste ponto, combinar lençóis será apenas uma diversão! Do algodão 300 fios ao tão desejado 1000 fios será uma deixa enorme para um sono maravilho!